22/08/2023
Política

Queda de arrecadação causou “estrangulamento” da folha em Pinhão

Rogério Thomas

O extrapolamento no índice da folha de pagamento da Prefeitura de Pinhão foi causado em razão das progressões de carreira dos funcionários públicos municipais, pela queda na arrecadação nos meses iniciais do ano e pela recessão que o país enfrenta. As informações são do Departamento de Pessoal, que destaca ainda que se comparado ao mesmo período de 2014, a arrecadação deveria seguir pelo menos o índice da inflação (5 a 6%), mas, infelizmente não aconteceu. "Foi bem menor que o ano passado devido aos problemas no Brasil em geral", explica o prefeito Dirceu de Oliveira.

A queda nas vendas de produtos no país afetou diretamente os pequenos municípios, que contam com os valores repassados pela União ao FPM (Fundo de Participação dos Municípios). "As grandes montadoras ficaram por um período muito longo com a isenção e redução do IPI para poder manter os empregos, mas chegou ao ponto que ficou insustentável. Quando voltou o imposto a queda nas vendas foi vertiginosa, especialmente nos veículos, que agregam grande valor", destaca o prefeito.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo